terça-feira, 6 de abril de 2010

achaque oficial

Recentemente foi veiculado na imprensa que a tributação no Brasil foi reduzida dos 36% para 33%, e ainda acham que foi um grande passo, isto quer dizer que todo mês são retirados do meu bolso 1/3 do que ganho, mas acretido que o achaque é maior, pois esta indicação de tributação é a direta e a indireta que não é levada em consideração, como IPTU, IPVA, varios tipos de taxa com carater de imposto (taxa de incendio, taxa de expediente de varias finalidades, taxa de lixo, taxa de iluminação), sem contar os pedágios "obrigatórios" onde o governo ainda tem participação), se vai pescar que é lazer tem que pagar taxa, tem o caso ainda os impostos são cobrados desde a produção até a venda fical e qual seria a taxação neste caso. Mas tem alguns casos engraçados como os taxistas que nao paga IPVA, o pescador profissional paga taxa irrisória e todos eles fazem de sua atividade o ganho e se é ganho pode pagar mais. Vejam bem um litro de gasolina que é colodado no tanque do carro tem mais de 160% de imposto, nao se precisa fazer mais comen´tário a respeito da taxação de impostos.

Nos brasileiros ativos e produtivos vivemos para pagar imposto mas para que?

Acredito que esta tributação, com índices recordes, tem a ver com a manutenção de uma conta eleitoral, pois se não tem casa o governo da casa, se nao quer ter filho o governo da camisinha, se tem filho o governo da bolsa familia, quer estudar o governo da bolsa estudo e outros tipos de bolsa, se nao tem emprego o governo da seguro desemprego, se quer terra ele incentiva a reforma agraria e da terra, agora se quer estudar e trabalhar ele taxa todo tipo de imposto e obrigações.

Quem esta no poder não quer perder o cetro e o trono, daí ele cria incentivos e mecanismos para a massa de votantes/eleitores (que na verdade elegem) estarem sempre na condição de dever favor com adoção de medidas sociais de cunho eleitoral e em contra partida por gratidão "dar" o voto. Mas este mecanismo é pago pelos que trabalham e pagam impostos.

Pelo sistema implantado hoje no pais de dar com uma mao e apanhar com a outra nao deixarão aparecer canditado politico que mude este quadro, porque os politicos atuais são os donos dos partidos e estes por sinais indicam os candidatos que deverão que concorrerão a uma vaga política, hoje sem partido não pode ser candidato, o partido é o dono do cadidato.

Desta forma não vejo uma mudança a curto prazo neste quadro de achaque fiscal, pois quem esta no poder não sai e não muda a estratégia do jogo, pois para mudar a situação atual os futuros governantes não podem ter compromissos assumidos ou vinculação com os donos atuais dos partidos politicos, gente basta mudar a regra do jogo, podendo ser por pressão, por voto, por manifestação de insatisfação.

Um comentário:

Gama disse...

Não sou político e nunca serei, por pensar que politica nos dias atuais, é um antro de desonestidade. E penso que toda pessoa honesta que se envolve com politica, acaba se desviando de seus principio.