sexta-feira, 6 de maio de 2011

A gasolina brasileira uma das mais caras do mundo

Enquanto se discute se a morte e Osama foi lícita ou não, o preço da gasolina no Brasil esta na estratosfera. Não podemos esquecer que o Brasil é auto suficiente em produção de petróleo e o porque dela ser tão cara, a gasolina no Brasil é mais cara do que nos EUA um pais que é o maior importador de petróleo será que ele faz mágica para o preço do combustível ser acessível ou lá a politica é de ganhar mas com coerência. A gasolina no Brasil é a mais cara das americas.



No Brasil os encargos de impostos sobre a gasolina giram em torno de 55% sobre o valor final do preço, informação esta do blog estadão (o que faz encarecer o preço dela para o consumidor), in verbis:




Fonte do Blog Estadão



"Essa enorme discrepância deve-se, essencialmente, ao peso da carga tributária incidente sobre o produto. Enquanto que a soma de impostos, contribuições e taxas representa aproximadamente 55% do preço final desse combustível no país, similar agregação não ultrapassa os 13% no caso americano.
De longe, os principais fardos do combustível nacional são o ICMS e a CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), que agrupa em uma só rubrica PIS, COFINS e antiga PPE (Parcela de Preço Específica). Os dois tributos mencionados acima respondem por, respectivamente, 32% e 21% do valor pago pelo consumidor brasileiro."



O Brasil é um pais de rodovias o que favorece ao consumo de gasolina e acredito por isso o governo viu uma forma de achacar dos contribuintes uma graninha a mais para custear a sua ineficiente administração, onde direciona boa parte da arrecadação ao programa bolsa família ao invés de investir de forma eficaz na saúde. A arrecadação de impostos pelo governo é tão grande que ele aumentou em mais de duas dezenas de milhares os cargos comissionados, aqueles que são nomeados, mas não pensem que são cargos com salários baixos, eles são de altos escalão quer dizer não custam barato aos cofres públicos e porque não faz o concurso público para ocupar estas funções, pois a constituição atual prevê, tem que ter uma forma de atender os apadrinhados.




Os donos de veículos não pagam somente impostos sobre a gasolina, eles pagam ainda IPVA, Imposto de Renda e IPI sobre a aquisição, pagam também pedágios, multas, isto tudo para manter uma estrutura administrativa pública ineficiente. A inflação no pais esta em ascenção e governo não culpa por isso o aumento do valor da gasolina, mas culpa os trabalhadores em geral relacionando o aumento da inflação ao valor por eles cobrados pelos serviços e produtos. Se a gasolina sobe existe um reflexo sobre os serviços e produtos estes tem que circular e o valor majorado do combustível faz o frete subir e assim sucessivamente.




Acredito que o que ajuda a aumentar o preço do combustível é criar refinarias em locais distantes das áreas produtoras, desta forma existe um custo a mais para enviar e trazer os produtor refinados, será porque esta decisões? Isto será eficiência administrativa ou política?




Assim, ficamos mais uma vez a mercê de um governo que não esta preocupado com o bem estar dos brasileiros, mas sim de uma politica de perpetuação no poder e contribuimos com isso pagando o valor de uma das gasolinas mais caras do mundo.

Nenhum comentário: