quarta-feira, 3 de março de 2010

trote

Pelo dicionario aurelio trote quer dizer:

"Trote s.m. Andadura natural das cavalgaduras, entre o passo ordinário e o galope. / Prova, brincadeira a que, nas escolas e universidades, os veteranos submetem os calouros. / Zombaria, intriga, gracejos feitos por mascarados durante o carnaval, ou, em qualquer dia, por pessoa que, pelo telefone, se faz passar por outra, ou não diz seu nome."

Pelo acima transcrito nota-se que trote de alunos é uma prova ou brincadeira que são submetidos os alunos novatos, mas acontece que a realidade é outra, hoje os novatos são subjulgados pelos alunos veteranos, a televisão mostra varias sutiações vexatórias em que os novatos sao acometidos, com retirada do cabelo, banho de tinta, agressões, humilhações e todo tipo de constrangimento que se possa fazer, vindo em alguns caso acontecer ate morte. A meu ver isto nao é brincadeira e sim constragimento ao outro, este tipo de agressao contra o ser humano é tipificado em lei, sendo punível pela lei vigente pela sociedade. Todavia, poucos constragidos chegam a pedir socorro a policia ou a justiça. Pensei em comentar este tipo de fato após ver em minha cidade alunos novatos com roupas rasgadas e cheios de tinta pelo corpo parecendo um mini arco-iris e obrigados a pedir esmolas e após ser veiculado na televisão o trote dos alunos de uma faculdade do Estado de Sao Paulo. Esta relação trote x alunos veteranos x alunos novatos pode ter uma visão sadica-masoquista, onde os agressores sao sádicos e os violentados masoquistas, que com os tempo os masoquistas passarão a serem sádicos. Como que um futuro médico  pode ter uma atitude de agressão com um ser humano, ja pensou quando ele encontrar um ser humano que necessite de cuidados? E a violência cria mais violência. Esta faltando amor entre as pessoas, nao é amor de beijos e abraços e sim de reconhecimento de o outro é semelhante a ele e merece o seu respeito, independente da cor, idade, sexo, nacionalidade e etc. 
Os ofendidos podem ir a justiça para cobrar reparação e que os agressores sejam punidos, pois infelismente desta forma deverá mostrar aos futuros agressos que esta prática de trote nao é aceita pela sociedade e que poderá sofrer conseqüências.      

Um comentário:

Gama disse...

Olá Fábio, muito bom este texto, acho até que vou incluir vc como colaborador no blog SOSI-SOS Imbé.